Tutorial/Comboios (Trens)/Pt

From OpenTTD
Jump to: navigation, search


1. Início   2. Autocarros (Ônibus)   3. Comboios (Trens)   4. Aviões   5. Final  

Tutorial básico:

Início
Criar um serviço de autocarros (ônibus)
Criar um serviço de comboios (trens)
Criar um serviço de aviões
Final

Tutorial de ferrovia avançada:

Duas Plataformas
Duas Vias
Rede ferroviária básica
Instruções detalhadas

Criar uma rota de trens (comboios)

Os trens são mais rápidos que os veículos rodoviários e possuem uma maior capacidade, mas são mais caros e redes ferroviárias exigem mais planejamento do que estradas.

Existem vários tipos de cargas e indústrias no OpenTTD. O transporte mais simples e mais rentável é o carvão, das minas de carvão para as centrais eléctricas, então vamos começar por aí.

Escolha o caminho

Explore o mapa até encontrar uma mina de carvão e uma central eléctrica nas proximidades. Para este tutorial, não importa quão longe você está, mas tenha em mente que quanto mais carga mais rendimentos gerados, em um jogo real, não quer procurar muito perto.

Tutorial1.png

Usina de Energia com Minas de Carvão próximas.

Se você os encontrou, agora precisa encontrar uma maneira de transportar o carvão para a usina. Usaremos um trem (como estamos no tutorial sobre trens), os trens são capazes de carregar um monte de carvão, são, provavelmente, o veículo mais divertido.

Construir estação onde comboios

Railroad Construction Pt.png

Barra de ferramentas Construção de ferrovia.

  1. Abra a barra de ferramentas Construção de Ferrovia e clique no botão RailCnstr.PNG.
  2. Clique no botão Construir estação de ferrovia RailSt.png. Aparecerá a janela "Seleção de estação" (Lembre-se que sempre pode clicar com o botão direito sobre qualquer botão para obter uma descrição do que faz).
Selecao de Estacao.png

Janela Seleção de estação.

  1. Defina o Número de linhas em um, e a Tamanho da plataforma em três. Lembre que em cada quadrado leva 2 vagões. Em um jogo verdadeiro pode escolher o comprimento de sua estação de acordo com o comprimento dos trens que vão carregar lá, ou seja, uma estação de 3 quadrados de lagura cabe uma locomotiva e cinco vagões, no máximo.
  2. Selecione a melhor orientação de sua estação para poder construir a via na direção correta entre as indústrias.
  3. Encontre um terreno plano junto a Mina de Carvão e clique para colocar a estação.
  4. Construa a outra estação junto da Usina de Energia.
Tutorial2.png

Suas estações junto as indústrias.

Conectar estações de comboios

Agora necesita construir a vía entre as estações:

  1. Clique no botão Modo Autotrilho Autorl.png da barra de ferramentas Construção de Ferrovia.
  2. Clique e arraste em linha reta desde uma das estações em direção a outra para colocar a vía.
  3. Adicionar mais seções da pista para chegar a outra estação (no exemplo da imagem da estrada pode ser construída em duas etapas modo Autotrilho: primeiro uma pequena reta desde a estação da Mina de Carvão e depois conectando a Usina de Energia).
Tutorial3.png

Estações conectadas.

Se cometer um erro, pode usar a ferramenta dinamite Clear title.png para demolir seções da vía.

Comprar um comboios

Agora tem que comprar alguns comboios, mas não pode fazê-los aparecer nos trilhos com mágica, você precisa construir antes um depósito de trens.

  1. Clique no botão Construir depósito de trens TrnDpt.png na barra de ferramentas Construção de Ferrovia. Uma nova janela se abrirá dando uma escolha de orientação.
  2. Escolha uma orientação e localização do depósito de modo que a entrada principal fique de frente para a vía, como na imagem. A conexão é automaticamente adicionada para que os seus trens possam entrar e sair do depósito.
  3. Clique no depósito que acaba de construir. O menu do depósito aparecerá, e terá uma visão geral de todos os trens que há ali (neste momento não haverá nenhum).
Tutorial4 Pt.png

A janela do Depósito de trem.

  1. Selecione o botão Novos Veículos na parte inferior da janela do depósito. Surgirá outra tela com uma relação de todos os veículos disponiveis para você neste momento. Clique em uma locomotiva da parte superior da lista abaixo, clique no botão Comprar Veículo. Aparecerá a janela Comboio 1.
  2. Role para baixo a janela de Novos Veículos e compre seis vagões de carvão.
  3. Ops, erro! Quiz dizer que compre cinco (vamos a ter que eliminar um, hehe). Arraste um vagão sobre o botão SellTrainVehicle.png e solte (se venderá e te darão algo de dinhero de volta).

Consulte Comprar trens para um tutorial mais detalhado.

Dar ordens

  1. Atribuir ordens para trem da mesma forma que fez com o autocarro na primeira parte do tutorial.
  2. Há algumas opções adicionais disponíveis para os comboios que vamos usar: Na lista de órdens, clique no nome da estação da mina de carvão, e clique no botão Carga completa. Esto indica que o comboio tem que esperar até que fique cheio de cavão antes de sair da estação.
  3. Clique no botão Parado situado na parte inferior da janela do trem para iniciar o trem.

Parabéns! Você construiu sua primeira ferrovia! Depois que o comboio carga e entregar o carvão, você vai perceber que rende muito mais dinheiro que o autocarro.

Este é o tipo mais simples de ferrovia do jogo, e suporta apenas um comboio (tente adicionar mais e vai permanecer no depósito, não pode sair). Quando levar um tempo jogando e ler alguns tutorias mais sobre comboios, aprenderá como fazer ferrovias mais completas, de modo que possam circular vários comboios ao mesmo tempo.

« Anterior: Autocarro (ônibus) Seguinte: Aviões »

Personal tools